Páginas

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Chegada da Chama Crioula abre Semana Farroupilha em Sapucaia do Sul

Chegada da Chama Crioula abre Semana Farroupilha em Sapucaia do Sul
Tradicionalistas festejam novo acampamento construído pela Prefeitura

A chegada da Chama Crioula no novo Acampamento Farroupilha de Sapucaia do Sul, marcou a abertura da 32ª Semana Farroupilha da cidade ocorrida na noite de ontem, 13.  O maior símbolo da tradição gaúcha, conduzido pelo coordenador da Busca da Chama, Beno Alves da Silveira, acompanhado por cavalarianos de CTGS, DTGs e piquetes da cidade, foi recebido pelo presidente da Associação do Movimento Tradicionalista de Sapucaia do Sul, Saulo Monte Aguiar.  
A Semana Farroupilha deste ano representa para os tradicionalistas a realização de um sonho. Com 1,6 hectares, localizado na Rua Monteiro Lobato, ao lado da Secretaria Municipal de Obras, o novo acampamento tem a melhor infraestrutura da Região Metropolitana, pois é o único com esgoto e água em todos os 124 lotes. Com área para eventos, praça de alimentação, sanitários adaptados para cadeirantes e chuveiros, o empreendimento foi elogiado pelo Coordenador Regional da 12ª Região Tradicionalista, Jorge Peixoto. “O Poder Público está de parabéns por ter presenteado os tradicionalistas com este espaço, que enche os olhos de qualquer um”.
Tio Beno, que além de ser coordenador da busca da chama é patrão do CTG Memórias do Passado, também elogiou a Administração. “Estamos muito contentes pela Prefeitura ter construído este parque. Além da ótima infraestrutura, ele fica próximo ao centro da cidade, facilitando o acesso. É uma grande felicidade para o nosso movimento”, afirmou.
Outro tradicionalista satisfeito com a nova infraestrutura é o patrão do Piquete República dos Farrapos, Alfredo Paulo de Oliveira, o Tio Paulinho. “Não tenho palavras para descrever. Estou muito feliz, porque participo da Semana Farroupilha há quase 30 anos e nunca tivemos nada parecido com isso, com toda esta infraestrutura, organização e segurança”.
Noite de homenagens: O primeiro dia da Semana Farroupilha também foi marcado pelo reconhecimento a duas pessoas que marcaram a história do tradicionalismo em Sapucaia: o professor de danças folclóricas gaúchas José Carlos Córdova, e a homenagem póstuma para um dos pioneiros do tradicionalismo no Município, Nery Freitas, que foi entregue ao seu filho, Ademir Freitas. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Adriano Mazzuchello também entregou um troféu ao arquiteto responsável pela obra do acampamento, Adolfo Kulmann.
Show de Luiz Marenco abriu a semana: O show de abertura da Semana Farroupilha ficou por conta de Luiz Marenco. O artista encantou o público cantando sucessos como Batendo Água, Para o meu Consumo e Quando o Verso vem pras Casas. Com quase 20 anos de carreira, 18 CDs e dois DVDs gravados, Luiz Marenco aborda em suas canções temas como valores, hábitos e costumes do gaúcho.
 A Semana Farroupilha em Sapucaia segue com grandes atrações. Na noite de hoje, 14 de setembro, tem Missa Crioula às 20h, e os shows Cordas e Acordeonas e Raul Quiroga, a partir das 21h30min.  No sábado, às 14h, inicia o festival de trova e pajada  Mi Maior de Gavetão. À noite, a partir das 20h, subirão ao palco Daniel Torres, Cia Fandangueira e Wilson Paim. No domingo, 16, às 20h30, tem show Clássicos dos Festivas, seguido pela apresentação do Pedro Ortaça.  A programação segue até a próxima quinta-feira, 20 de setembro, quando acontece o Desfile Farroupilha. A Semana Farroupilha é promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo, com realização da Associação do Movimento Tradicionalista de Sapucaia do sul.


Texto e Fotos: Daniela Rocha Lima
Jornalista Diplomada - MTB 10892

Nenhum comentário:

Postar um comentário