AMARAL FERRADOR RECEBE VISITA DE VIAJANTE
José Nilton Ciclista
José Nilton Ciclista, saiu de Chinguara no estado do Pará pára realizar seu sonho de conhecer o brasil de norte a sul andando de bicicleta.
Nascido em 16 de janeiro de 1957, pai de três filhos, metalúrgico, escolaridade ensino médio. Tinha um grande sonho, sonho este que não poderia esperar a aposentadoria para realizar, pois ai segundo ele não disporia de condições físicas para tamanho projeto, por isto dia 16 de junho de 2009 resolveu iniciar sua empreitada,partiu do marco Zero na reserva Indígena Raposa da Cerra do Sol, onde fica o Monte Caboraí runo ao conhecimento de todo o país.
seu sonho o levou a ver de perto como vivem os índios, os nordestinos, conhecer diferentes raças e costumes de todos os brasileiros.
Já conheceu todos os estados estando agora em nosso estado para completar sua jornada.
Sua jornada termina ao completar cinquenta mil km rodados em cima de sua bicicleta de marca Houston, fábrica do nordeste do país,.
Em sua jornada já usou 12 pares de pneus, 3 rolamentos, 5 aros.
A jornada começou contando com quinze mil reais viaja sem patrocínio, conta com apoio do povo brasileiro, povo este que o tem encantado com a solidariedade ,mas em especial se refere ao povo mineiro e gaúcho que se destaca pela atenção e carinho com o qual tem sido recebido.
A finalidade de seu trabalho é realizar um trabalho cultural ao long de sua viajem, por todas as cidades que tem passado vem recolhendo material ,dados e impressões registrando tudo em vários cadernos até o presente momento já enviou oito cadernos para o Pará para ser digitado e com ele mais um caderno já em fase final.
segundo ele a desigualdade social o marcou muito, apesar de o país já ter melhorado muito há muito a que se fazer, o norte é mais pobre do que o nordeste as pessoas tem tido informações erradas sobre isto, vendo de perto se tem a real situação destes lugares.
No final da viagem pretende escrever um livro para fins sociais.
Ainda falta mais ou menos uns cinquenta a sessenta dias para completa sua jornada com a sua chegada ao sul ,na Barra do Chuí.
Sua intenção seria voltar a sua terra de ônibus, porém há a possibilidade do fabricante da bicicleta Houston,, nordestina do Armazém Paraíba de patrocinar sua volta, assim ele ainda terá de voltar até Palmas. Tocantins.
José Nilton deu entrevista para o Jornal Sentinela e também foi presenteado com o livr da história do município de Amaral Ferrador da escritora Claudeth Harthmann e também uma coletânea de escritores Sapucaienses onde a escritora também seus trabalhos impressos.
Boa sorte ao ciclista viajante .Parabéns por sua coragem.
É mais que coragem,é saúde,resistência,persistência,muito querer, e força de vontade!parabéns a ele!Boa sorte!
ResponderExcluirtive a sorte de conhecer esse cara em minas gerais. E o livron contando essa saga? ja saiu?
ResponderExcluir