Páginas

sábado, 24 de novembro de 2012

Semana Estadual do Bebê inicia nesta terça na Capital/RS


Foto destaque
  • Servidores receberam folders com orientações sobre o Primeira Infância
Para marcar o início das atividades da Semana Estadual do Bebê, o Salão de Atos da PUCRS, em Porto Alegre, vai sediar nos dias 27 e 28 de novembro, o IX Seminário Internacional da Primeira Infância. O tema deste ano é "Territórios da Primeira Infância". Já foram confirmadas 1,6 mil inscrições.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet no endereço eletrônico www.pim.saude.rs.gov.br. No site também é possível conhecer a programação completa da X Semana Estadual do Bebê. Realizado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), através do programa Primeira Infância Melhor (PIM), o evento contará com palestrantes nacionais e internacionais referências no assunto, que abordarão questões como investimento, pesquisas e experiências de sucesso na área.
O seminário é uma oportunidade para formação, aprimoramento e troca de experiências para visitadores do PIM, agentes comunitários de saúde, monitores da pastoral da criança, profissionais de Estratégia de Saúde da Família e de equipes tradicionais de Atenção Básica. Outros profissionais, principalmente os envolvidos com ações de puericultura (cuidados com o bebê), Rede Cegonha/PIM e defesa e garantia de direitos das crianças também podem participar do evento.

São convidados profissionais e estudantes das áreas biológicas, humanas e sociais além de membros das equipes técnicas do Rede Cegonha/Primeira Infância Melhor, como: Grupo Técnico Estadual, Grupos Técnicos Municipais, Grupos Condutores (Estadual, Regional e Municipal), Monitores e Visitadores.

PIM
O PIM é um programa institucional de ação socioeducativa, presente em 254 municípios do Estado, voltado às famílias com crianças de zero até seis anos e gestantes que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O programa visa o desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais.

Os quase 2,4 mil visitadores atendem 52.338 crianças, 47.580 famílias e 7.137 gestantes. O RS possui, ainda, 8.784 agentes comunitários de saúde presentes em 450 municípios. Já a Estratégia de Saúde da Família está em 423 municípios, com 1.324 equipes implantadas, enquanto há 345 cidades com um total de 750 equipes de saúde bucal.

Texto e foto: Andréa Menezes
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Nenhum comentário:

Postar um comentário