Páginas

domingo, 23 de dezembro de 2012

Emissário de paz na ONU entra na Síria pela fronteira do Líbano


Lakhdar Brahimi ruma para Damasco em visita não anunciada.
Ele não visita o país desde outubro, quando tentou trégua que fracassou.

Da AFP
O emissário internacional para a Síria, Lakhdar Brahimi, entrou neste domingo (23) no país por via terrestre, partindo do Líbano, e se dirige para a capital Damasco, disse à France Presse um membro da segurança libanesa na fronteira.
O enviado especial da ONU e da Liga Árabe chegou às 14h (10h no horário de Brasília) na Síria, informou a fonte, sob condição de anonimato.
Brahimi, cuja última visita à Síria data de meados de outubro, desembarcou no aeroporto de Beirute, de acordo com outro funcionário da segurança.
A visita não havia sido anunciada.
O ministro sírio das Relações Exteriores, Omrane al-Zohbi assegurou em uma coletiva de imprensa em Damasco que não foi informado da visita de Brahimi.
Em suas visitas anteriores à Síria, Brahimi aterrissou no aeroporto de Damasco, mas os combates alcançaram os arredores da estrada que o liga a capital síria.
Em sua última visita, do dia 19 ao 24 de outubro, o emissário se reuniu com o presidente Bashar al-Assad e com outros líderes nacionais para tentar uma trégua na guerra civil síria.
Na ocasião, ele negociou a aplicação de um cessar-fogo para a festa muçulmana do Eid al-Adha no final de outubro. A trégua nunca foi respeitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário