Em média, 550 veículos são roubados por mês, segundo a polícia.
Delegado
Nilton Borba diz que motoristas podem dificultar ação de bandidos.

De janeiro a novembro de 2012, foi registrado um aumento de 28% neste tipo de crime em relação ao mesmo período do ano passado. Em média, são 550 veículos roubados por mês.
De acordo com o delegado Nilton Borba, titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), vários fatores contribuíram para o aumento nas ocorrências desse tipo. “Em fevereiro teve um pico terrível por conta da falta de repressão, por conta da greve da Polícia Militar. Nós tivemos um aumento de frota de quase 100% desses carros em relação a 2011/2012. Aliado a isso, nós tivemos ações relacionadas ao tráfico de drogas que foram muito mais fortes em 2012 em relação a 2011. Então, todas essas ações são realizadas utilizando um veículo roubado, carro ou motocicleta”, explicou o delegado Nilton Borba.
saiba
mais
CaracterísticasEm Salvador, a
maioria das ocorrências foi registrada nos bairros de Tancredo Neves, Itapuã e
Brotas, principalmente no início da semana, de segunda a quarta-feira.Em 80% dos casos, os assaltantes agem a pé, em dupla. Eles preferem as vítimas que estão sozinhas e fazem a abordagem no momento em que elas estão estacionando ou descendo do carro.
Segundo a polícia, alguns cuidados podem ser tomados para dificultar a ação dos bandidos, principalmente na hora de parar o carro. “Quando você para um veículo por algum motivo, você está correndo o risco de ser assaltado. Então, se você tiver consciência disso e tiver atenção nesse momento, olhando em volta se tem alguém se aproximando do seu carro, se tem alguém parado no local onde você vai estacionar. Se você evitar parar próximo a alguém, com toda certeza, você vai deixar de ser vítima. Essa atenção e rapidez na hora de você se deslocar com o carro. Mulher, normalmente, entra no carro, abre a bolsa, atende o celular. Você entrou no carro, ligue a chave, saia, depois faça o que você tiver que fazer, mas tenha consciência que você tem que ter atenção na hora de parar e rapidez na hora de pegar o veículo”, afirmou o titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos.
Quem já teve o carro roubado sabe que é importante ficar atento. A assistente social Iralúcia Neves já foi uma vítima desse tipo de crime. Ela afirma que hoje já toma mais cuidado ao parar ou se dirigir ao veículo. “Eu fui pegar o carro e dois indivíduos com armas me renderam e levaram o carro. Eu fiquei olhando, né? O carro indo. Hoje eu chego e observo. Para parar o carro eu também observo se tem alguém ao redor. Hoje eu sou muito cuidadosa”, disse
Nenhum comentário:
Postar um comentário