Páginas

domingo, 23 de dezembro de 2012

Setor óptico apresenta propostas de política industrial




O ministro interino do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Alessandro Teixeira, e a secretária de Desenvolvimento da Produção do MDIC, Heloísa Menezes, receberam nessa quinta-feira (13) representantes do setor da indústria óptica brasileira que apresentaram propostas de política industrial relacionadas à inovação tecnológica, capacitação profissional, normatização técnica e desoneração tributária, além de outras, elaboradas pela Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica), com a colaboração da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).  
Estimativas do setor preveem crescimento de vendas de 32% de lentes ópticas e de 22,5% de armações de óculos para os próximos cinco anos. Esses aumentos se projetam diante da possibilidade de ampliação do mercado, alcançando um contingente de 135 milhões de consumidores no Brasil. Atualmente, há no país um mercado de cerca de 40 milhões de consumidores, com um faturamento próximo dos R$ 16 bilhões. 
A previsão de ampliação de mercado está diretamente relacionada à melhoria do poder de compra dos brasileiros, o que levaria a um aumento no consumo desses produtos, e ainda ao processo de envelhecimento de parte da população que necessitaria fazer uso dos produtos ópticos. 
O governo federal também mantém o projeto Olhar Brasil, instituído em 2007, em parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação (MEC), que atua na identificação e na correção de problemas de visão dos educandos de escolas do Programa Saúde na Escola (PSE) e dos alfabetizandos cadastrados no Programa Brasil Alfabetizado (PBA). O objetivo é contribuir para a redução da evasão escolar e da dificuldade de aprendizagem, além da limitação na qualidade de vida causada pelas doenças que afetam a visão. 
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198

Nenhum comentário:

Postar um comentário