Páginas

terça-feira, 5 de junho de 2012

Encruzilhada do Sul
Administração inaugura nova Casa de Passagem
A Casa de Passagem de Encruzilhada do Sul, onde residem crianças, e jovens, com até 18 anos, passou a ter um novo prédio, na Rua Benjamin Constant, desde o último dia 30 de maio, quando com a presença do Prefeito Artigas Teixeira da Silveira, o Prefeito Júlio César Vargas, de Amaral Ferrador, a Juíza Cleusa Maria Ludwig, o Promotor de Justiça, Cláudio Rafael Rodrigues, e demais autoridades, e funcionários, aconteceu o ato de inauguração.
Inaugurado em 2000, regulamentado em 2003, o Serviço de Acolhimento Casa de Passagem, foi instalado dentro do prédio onde antigamente era o Presídio Municipal. Em 2008, após a construção de um novo prédio, de 287m², no mesmo terreno, e uma nova entrada lateral, o atual governo reinaugurou a Casa de Passagem, tendo investido a época R$ 75 mil reais, quando foram construídos quartos feminino e masculino, refeitório, salas de recreação, jardins e adquiridos brinquedos e materiais necessários.
 No entanto, com um novo projeto, idealizado pelo Promotor de Justiça, Cláudio Rafael Morosin Rodrigues, e totalmente apoiado pela Administração Municipal, hoje a Casa é um espaço perfeito, com dependências adequadas, mobiliário em grande parte novo, e todas as características de um lar familiar. A sociedade participou, e participa, ativamente, ao doar móveis, utensílios domésticos, e objetos úteis, respondendo ao chamamento de campanha do Ministério Público.
 O atual imóvel é locado pela Administração, com promessa de compra. Na inauguração a coordenadora da Casa de Passagem, Marina Zerwes Freitas, emocionada agradeceu as autoridades pelo sonho concretizado ao terem suprido todas as carências materiais. A Juíza de Direito destacou o avanço social, agradeceu o apoio da comunidade, do poder público, e reiterou sua disponibilidade para apoiar os profissionais da Casa, onde são desenvolvidos os serviços de proteção integral a vítimas de violências, maus tratos ou abusos e que tiveram os seus direitos ameaçados ou violados.
Representando o Ministério Público, o Promotor de Justiça, Cláudio Rafael Rodrigues, elogiou o conjunto cooperativo, entre Ministério Público, Poder Judiciário, Administração Municipal, Prefeitura de Amaral Ferrador, e sociedade, para o sonho, o anseio, de toda uma comunidade tornar-se realidade. Sinalizou também que o MP não mais atua como mero apontador de problemas mas sim como um indutor de políticas sociais, sendo que ao encerrar o pronunciamento agradeceu especialmente ao Prefeito Artigas, e aos secretários de Obras, e de Transportes, Celso Souza e Marisa Santos.
O Secretário Municipal de Cidadania e Inclusão Social, Nelson Silveira Peixoto, falou da importância da Casa para as crianças e jovens acolhidos. O Prefeito Artigas Silveira, detalhou os investimentos feitos desde seu primeiro governo, na construção do prédio em 2007/08, nas reformas do atual, e enfatizou o quadro de pessoal que foi valorizado, e foram criados cargos específicos, ocupados com concurso público, além da manutenção permanente feita na Casa de Passagem. O Padre Jolimar abençoou o imóvel, e após todos os convidados conheceram as dependências. Os vereadores Pedro Soares, Neri Lopes, e Sirlei Stasinski, diversos secretários municipais, chefe de gabinete, assessor jurídico, e dirigentes de outras entidades, como o ex-prefeito, Hércio Alves Rodrigues, estiveram presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário