Páginas

quarta-feira, 27 de junho de 2012


Comitiva da Agricultura realiza visita técnica em São Lourenço do Sul
(Foto: Divulgação)

            No dia 19, compareceram na propriedade do senhor Hélio Dröse, na zona urbana de São Lourenço do Sul, o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Maurício Buchhorn, o engenheiro agrônomo João Batista Caldasso da Silva, e o técnico em agropecuária Adair Fagundes, para verificar a produção de hortaliças (alface, agrião, rúcula, radiche) em sistema de hidroponia. O conceito de hidroponia é o cultivo de vegetais sem o uso de solo ou substrato. O cultivo basicamente é feito em calhas onde circula uma solução nutritiva líquida com os elementos nutritivos necessário para o desenvolvimento das plantas.
            O objetivo da visita foi obter conhecimento sobre a atividade e tentar trazer o sistema para produtores da nossa região, no sentido de produzirem em pequena escala inicialmente, por ser uma técnica que envolve uma série de conhecimentos em necessidade nutricional das plantas, índice de Ph da água e condutividade elétrica, itens estes que são medidos diariamente para o desenvolvimento da produção. Este sistema não envolve solo no processo de cultivo e sim, canaletas e canos, onde circula água com nutriente balanceados, em horários pré estabelecidos por um timer.
            O que realça no sistema é a rapidez de produção, qualidade, possibilidade maior de produzir na entre safra, maior rendimento por área cultivada e com isso maior rentabilidade ao produtor.
            A propriedade tem hoje aproximadamente 6000 m² de área protegida, com estufas, totalmente automatizadas, com sistema de irrigação através de diversos reservatórios d'água e o abastecimento desta água é feito pelo recolhimento das chuvas por calhas das próprias estufas, a distribuição é feita por sistema fechado, com canaletas de PVC, onde percorre a solução nutritiva para as plantas.
            O sistema da propriedade de hidroponia hoje é rentável, e tem capacidade de produção de 50 mil pés de alface, por ciclo, de 25 dias no verão e 45 dias no inverno, onde tem entrega garantida no mercado local e em Pelotas. As hortaliças tem a marca Pérola, e são todas embaladas em plásticos com o sistema radicular junto, para estender o tempo de duração, da colheita a mesa do consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário