Páginas

sábado, 23 de março de 2013

Bolívia anuncia processo contra o Chile em Haia por acesso ao mar


País quer recuperar acesso ao Pacífico perdido em guerra há 134 anos.
Processo será enviado à Haia nos próximos dias, disse Evo Morales.

Da AFP

O presidente Evo Morales anunciou neste sábado (23) que a Bolívia levará nos próximos dias um processo ante o Tribunal Internacional da Justiça em Haia contra o Chile para exigir a recuperação de sua saída ao mar, perdida em uma guerra há 134 anos.
O anúncio foi feito durante festejos pelo chamado "Dia do Mar", que recordam a defesa das terras bolivianas no início da Guerra do Pacífico com o Chile. "Decidi que nos próximos dias uma comissão viajará a Haia para apresentar um processo para que tenhamos acesso ao mar", disse Morales em seu discurso.
Segundo Morales, a assembleia legislativa boliviana aprovará uma lei nos próximos dias para ratificar a integridade do Pacto de Bogotá de 1948, que reconhece a jurisdição da Corte de Haia, para definir o processo contra o Chile que será apresentado.
O presidente criticou, ainda, que o Chile tenha ignorado durante 134 anos a reivindicação do povo boliviano de uma reintegração de sua saída para o Pacífico.
Bolívia e Chile, que não possuem relações diplomáticas desde 1978, conversaram entre 2006 e 2011 sobre uma agenda bilateral de 13 pontos que incluía a questão marítima, mas jamais chegaram a um acordo.
Santiago criticou várias vezes a posição boliviana e pediu para voltarem à mesa de negociações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário