Entrada de visitantes no parque será franca durante todo o mês de
julho.
Programação de aniversário prevê ainda diversas atividades durante o
mês.
As comemorações iniciaram na manhã desta quarta-feira (10), com a abertura da II Feira Ambiental do parque. Durante a semana, a programação prevê ainda exposição dos trabalhos das escolas públicas de Itapuã e de artesanato indígena, passeio ciclístico, apresentações especiais, trilhas e atividades de educação ambiental voltada a escolas públicas.
área do parque (Foto: FZB RS/Divulgação)
Com área de mais de 5,5 mil hectares, o Parque de Itapuã abriga uma diversidade de paisagens e ecossistemas compostos de morros, praias, lagoas e banhados, além de um grande número de espécies da fauna nativa do Rio Grande do Sul. Algumas ameaçadas de extinção, como o bugio-ruivo, a lontra, o gato-maracajá e o mão-pelada, também conhecido como guaxinim. Capivaras também marcam presença no parque.
Além de inúmeros recursos naturais, o parque também se destina à proteção dos sítios de valor histórico e arqueológico existentes na região onde ocorre o encontro das águas do Lago Guaíba e da Laguna dos Patos, como o Farol de Itapuã, concluído em 1860. Elementos históricos evidenciam fatos da Revolução Farroupilha no Morro da Fortaleza, na Ilha do Junco e na Ferraria dos Farrapos.
As diversas opções de lazer e de infraestrutura são um convite aos visitantes. O público pode desfrutar das praias de águas doces ao longo do Lago Guaíba – Pombas e Pedreira – e da Praia de Fora, banhada pela Laguna dos Patos. O parque dispõe de algumas churrasqueiras à sombra de figueiras centenárias, lancherias, banheiros, vestiários e estacionamento.
Por se tratar de uma área protegida, a visitação é limitada em 350 pessoas ao dia nas praias das Pombas e da Pedreira e 200 pessoas por dia na Praia de Fora. O parque funciona de quarta-feira a domingo, das 9h às 18h. Mais informações sobre a visitação podem ser obtidas com o Centro de Visitantes do parque, pelo telefone (51) 3494-8083 ou pelo e-mail cv-itapua@sema.rs.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário