Nessa quinta-feira (23) o deputado Gilmar Sossella (PDT) participou da Audiência Pública da Comissão Parlamentar de Inquérito do Arroz no Centro de Eventos de Restinga Seca. Entre os assuntos tratados na pauta, estavam os custos da classificação do arroz, entregue pelo produtor rural à indústria; a apuração dos descontos efetuados; os efeitos onerosos dessa regulação classificatória e a apropriação dos produtos descontados à indústria.
No encontro foi realizado um breve relato aos participantes sobre o andamento da CPI do Arroz e sobre tudo o que foi apurado até o presente momento. Esta atividade em Restinga Seca faz parte da programação da Abertura Oficial da Colheita do Arroz deste ano, de 23 a 25 deste mês.
“As CPIs servem para buscar as informações que são sonegadas, identificar eventuais responsáveis e apontar caminhos para melhoria da atividade ” destacou Sossella.
O deputado ainda ressaltou: “Ao cumprimentá-los pela 22° colheita do arroz, queremos reafirmar que estamos trabalhando para beneficiar os agricultores. Estamos aqui para afirmar que a Assembleia irá até o fim na defesa desses trabalhadores. Precisamos de ações concretas de apoio ao setor que aqui no Rio Grande do Sul é responsável por 70% da produção de arroz do país”.
Estiveram presentes: o presidente da Comissão, deputado Jorge Pozzobom (PSDB), o relator, deputado Marlon Santos (PDT), o deputado Nelsinho Metalúrgico (PT) e o deputado Gilberto Capoani (PMDB). O presidente da Associação de Arroz de Restinga Seca, Cláudio Possebom, o presidente do IRGA (Instituto Riograndense do Arroz) Cláudio Pereira, o presidente da Federarroz, Renato Rocha, o prefeito de Restinga Seca, Tarcízo Bolzan (PMDB), o vice-prefeito de Restinga Seca, Paulo Ricardo Salerno (PMDB), o presidente da Câmara de Vereadores de Restinga, Marcílio Paulo Zimmer (PP) e o vereador Elizandro Librelotto (PDT).