Páginas

quarta-feira, 30 de maio de 2012


Camaquã
CREAS realizou uma Semana de Sensibilização contra a Violência à Criança e ao Adolescente
            Em sua 7ª edição, a Semana de Sensibilização contra a Violência à Criança e ao Adolescente é uma iniciativa do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social. A iniciativa ocorreu do dia 14 ao dia 18 de maio, com o tema “Fique Alerta! Ponto Final! Exploração Sexual Infanto-Juvenil é Crime!”, a semana visa o combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil e a capacitação de multiplicadores que identifiquem, intervindo e/ou denunciando, os casos existentes no município de Camaquã.
             A Semana foi de intensa movimentação iniciando a programação aconteceu na segunda-feira (14), a divulgação do evento nas rádios, panfletagem no centro, comércio local e nos CRAS Bom Sucesso, Getúlio Vargas e Cônego Walter. Na terça-feira (15), representantes do CREAS concederam entrevista nas rádios com o tema: Violência contra crianças e adolescentes, também teve panfletagem nos bairros. Á noite ocorreu no Cine Teatro Coliseu um dos momentos mais importantes da Semana que foi a Capacitação Técnica sobre abuso sexual. Durante a capacitação o tema foi abordado pelo psicólogo do CREAS, Pedro Borges, que salientou que as  crianças e adolescentes são historicamente vítimas das mais cruéis formas de violência. Ele também enfatizou que os direitos fundamentais da Criança e do Adolescente devem ser protegidos pela sociedade de forma geral e que a violação a qualquer destes direitos deve ser denunciada. “Diante da dimensão deste fato, realizamos essa capacitação que busca disseminar o conhecimento sobre a violação dos direitos das crianças e adolescentes, para que se possa combater os casos de violência e promover a efetivação dos direitos expostos no ECA, a partir de uma abordagem interdisciplinar”, destacou.
            Na quarta-feira aconteceu a Blitz nos postos Molon e 125 abordando o tema: Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. E na quinta-feira a Blitz no posto Charrua na rua Bento Gonçalves com a participação do Conselho Tutelar e das unidades que compões a rede de enfrentamento.
            O grande momento de Sensibilização aconteceu no dia 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, quando no cruzamento das ruas Presidente Vargas e Olavo de Moraes teve à mobilização e conscientização social quanto ao tema, através de distribuição de materiais informativos e de divulgação, exposição de trabalhos realizados pelo CREAS, utilização de bandeiras coloridas, palhaço e a boneca gigante Cremilda. De acordo com a coordenadora do CREAS, Catiane Rodrigues Heiden, a ação na esquina democrática foi considerada como um sinal de alerta à comunidade camaquense. “Nosso principal objetivo foi chamar a atenção e sensibilizar a população para a questão da violência contra as crianças e adolescentes”, destacou.

7ª edição do Rock & Poesia é no próximo domingo
(Foto: Divulgação)

            Será no próximo domingo, 27 de maio, a 7ª edição do Rock & Poesia, a partir das 15h30min, na Praça Zeca Netto. Participarão as bandas selecionadas Convés Imaginário, Roaz, Hoffer e Pangaré Tunado e as bandas convidadas She Hoos Go e Trail of Sins.
            O Festival é uma realização da Prefeitura Municipal de Camaquã, através da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.

Camaquã empata com Canguçu na Taça RBS de Futsal
(Fotos: Jossana Fehlberg)

            Aconteceu na quinta-feira, 17, no Ginásio Municipal de Esportes de Camaquã, o jogo da Seleção de Camaquã contra Canguçu pela 15ª Taça RBS de Futsal. As duas equipes  confrontaram-se numa disputa acirrada, deixando em ênfase a tradicional rivalidade. O clássico resultou em empate de 2 a 2, esse placar deixou Camaquã na liderança da chave B, com quatro pontos.
            Os gols de Camaquã foram marcados por Kaká e Bruno Grigoletti, já os de Canguçu por Elciano e Rodrigo Muller que marcou restando apenas seis segundos para o encerramento da partida, este motivo combinado com a desastrosa atuação do árbitro Sandro Brechane, fez com que o empate tivesse gosto de derrota para os camaquenses. 
            A próxima partida de Camaquã será contra a Seleção de Turuçu, dia 12 de junho, no Ginásio Municipal de Esportes de Camaquã.
            Confira a escalação das equipes, arbitragem e renda:
Camaquã - Éder, Queixo, Piraque, Waguinho e Junico entraram Jefinho, Tainã, KK, Pedro, Bruno e Jé. TÉCNICO: Prof. Marcelo Rosa.
Canguçu - Oberdan, Jaquinha, Zuca, Rodrigo Muller e Tichinha entraram Elciano, Marcelinho, Deco e Bebezinho. TÉCNICO: Marcelo Oliveira.
Arbitragem - Sandro Brechane e Willian Argoud.
Anotador - Jefferson Blumberg.
Cronometrista -Wendel Souza.
Pagantes: 94
Total de Não pagantes: 60
Total de público: 154

Seminário Nacional de Educação debate Inovação Educacional
(Fotos: Jossana Fehlberg e Gabriela Brito)

            O Seminário Nacional de Educação de Camaquã, em sua 11ª edição, promoveu um importante debate para a região Centro Sul sobre o tema Mudança e Inovação Educacional: Rever o quê? Mudar para quê?. O evento que ocorreu nos dias 17 e 18 de maio foi organizado pela Prefeitura de Camaquã, através da Secretaria Municipal de Educação. Cerca de 800 profissionais da educação de Camaquã e região estiveram presentes no Seminário, que proporcionou uma reflexão sobre a inovação da prática pedagógica e a troca experiências como forma de enriquecimento profissional e pessoal.
            A abertura do Seminário ocorreu na quinta-feira (17), no Auditório do Pastor Dohms, e contou com a presença de autoridades entre eles o prefeito municipal, Ernesto Molon, vereadores, secretários municipais, além de educadores, servidores da rede municipal de Educação e profissionais da educação da Região.
            Para engrandecer o evento, os organizadores convidaram a Orquestra de Câmara Getúlio Vargas, que realizou uma belíssima apresentação na abertura do evento. Dando inicio às palestras do Seminário, uma incrível lição de vida com o professor César Nunes, doutor em Filosofia e História de Educação da Unicamp/SP, que falou sobre “O fazer pedagógico na contemporaneidade”. Ele começou sua fala traçando um paralelo da história da educação no país, mostrando como, ao longo dos anos, a educação era fator discriminatório no Brasil. “Tínhamos educação para a elite e catequese para os pobres”, exemplificou.
            Durante sua fala, ele destacou que a inovação educacional consiste na humanização da escola: “Temos que construir a verdadeira escola, a emancipatória. Uma escola humanizadora, que ensine a falar, pensar e sentir bem. Precisamos de jogos cooperativos e não competitivos. Não precisamos copiar as músicas da televisão. A escola tem que ser regional, comunitária e nacional, ela deve ter como ideal erradicar a ignorância”, afirmou.
            Ao finalizar a palestra, Nunes apresentou mensagens de otimismo aos educadores presentes. “O professor é o esticador da fronteira das almas. O profeta e o professor vêm da mesma raiz, só que o profeta prevê o futuro e o professor o cria, junto aos alunos”, disse, ao fazer mais algumas críticas ao modelo educacional. Utilizando exemplos pessoais de sua formação, de seus filhos e da relação com a esposa, professora na rede pública, ele acrescentou: “Se a escola não dobrou de vez, é porque os professores ainda não se dobraram. São os professores que mantêm a escola viva. Nós queremos que todos os alunos cheguem lá todo ano, sem ter que classificá-los para o mercado”. O professor encerrou sua palestra emocionado ao som da música de Raul Seixas “Tente Outra Vez” e quando foi aplaudido de pé pela plateia.
            Durante a manhã da sexta-feira (18), os participantes do Seminário tiveram à disposição cinco palestras de temas diferentes e direcionadas para públicos específicos. No auditório da Secretaria Municipal da Educação, o primeiro tema foi “A definição de responsabilidades conjuntas e específicas da equipe de Gestão Escolar”, que foi abordado pela professora Heloísa Lück, doutora em Educação pela Columbia University em Nova York com pós-doutorado em pesquisa e Ensino Superior pela George Washington University. O 2º tema “A participação faz a diferença”, direcionado para os diretores, vice-diretores, supervisores e orientadores Educacionais, ministrada pela professora de História Vera Morais.
            Já os professores da Educação Infantil e Anos Iniciais tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra sobre “Só o impossível importa”, com a palestrante professora Esther Grossi, doutora em Psicologia da Inteligência na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, na Universidade de Paris (França). Mestre em Matemática na Sorbonne, em Paris (França) e Graduada em Matemática. Presidente e Coordenadora de Pesquisa do GEEMPA POA. E também a palestra “Conteúdo, método e forma dos anos finais do ensino fundamental: O desafio de uma ação pedagógica que reencante o aluno adolescente”, no auditório da Unidade de Ensino Médio Pastor Dohms, abordado pelo professor Gaudêncio Frigotto, doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC, Mestre em Administração de Sistemas Educacionais pela FGV, Licenciado e Bacharel em Filosofia e Graduado em Pedagogia.
            Os secretários de Escola assistiram no Cine Teatro Coliseu, a palestra “Inovação: atitude e processos”, com a professora Iliane Pereira, formada em Pedagogia com Especialização em Negócios e Pessoas. Profissional voltada para Educação e Gestão de Pessoas. E os bibliotecários das Escolas, assistiram no Mini auditório do IFSUL, a palestra “Leitura e Conhecimento no espaço da Biblioteca Escolar”, com a professora da  Ana Paula Cecato de Oliveira, graduada no Curso de Letras pela UFRGS. Mestranda em Letras - Área de Concentração: Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem.
            O encerramento do Seminário foi durante a tarde da sexta-feira, no auditório do Pastor Dohms, com a palestra “Atitudes e Habilidades para um mundo em mudança”, ministrada pela professora Clarisse Leal Freitas.

Prefeitura investe meio milhão em ampliações e reformas nas escolas
(Fotos: Divulgação)

            A Prefeitura vem investindo na qualidade da Educação através de inúmeras capacitações e também na melhoria da estrutura física com a ampliação e a reforma de quatro escolas da Rede Municipal de Ensino. A realização das benfeitorias realizada com recursos próprios do município soma R$ 579.572,76
            Na EMEI Cecy Ribeiro Dias, localizada no bairro Getúlio Vargas, está sendo executada uma obra de ampliação de 368,60 m² que oportunizará, quando concluída, 50 novas vagas. A construção de novas salas representa um investimento de R$ 152.604,97. Outra ampliação está sendo realizada na EMEI Irmãs Bernardinas, no bairro Maria da Graça, e com isso oferecerá 60 vagas a mais. Os 331,69 m² representam um investimento no valor de R$ 214.365,30. Também está em andamento a ampliação da EMEF Otto Laufer, na Vila Botafogo - 4º Distrito. Ali, também estão sendo construídas novas salas que garantirão mais comodidade a alunos e professores. No local, foram investidos R$ 121.634,79 para a construção do novo espaço de 191,76 m².
            Na EMEF Osvaldo Aranha, no bairro Viegas, foram realizadas reformas de pisos e banheiros
a fim de oferecer maior segurança e conforto à comunidade escolar. Foram investidos na obra R$ 90.967,70.

Camaquã
Produtoras participam de curso de processamento de frutas e hortaliças
(Foto: Gabriela Brito)
Teve enceramento dia 18 de maio do curso de Processamento de Frutas e Hortaliças ministrado às produtoras pelo SENAR/RS, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, o Sindicato Rural e a comunidade da Igreja Evangélica Betânia do Ouro Verde. Participaram da capacitação 15 produtoras que aprenderam desde a parte de higiene, manuseio correto dos produtos até o seu preparo. Nas 40 horas de aula, foram produzidas diferentes tipos de geleia, chimíer, compota, conserva, picles, conserva em óleo, além de extrato de tomate e ketchup.
            Para a instrutora do SENAR/RS, Márcia da Silva Ritta, o curso foi muito bem aproveitado pelas alunas que participaram bastante, fazendo perguntas e colaborando para o bom andamento da capacitação. Este foi o primeiro curso da produtora da Capela Velha, Ana Alice Bugs, que aprovou o resultado e pretende aproveitar as técnicas para o consumo da família. Ela e a filha Jéssica gostaram muito: “Gostei demais de tudo, mas me surpreendi com a possibilidade de fazer conserva de repolho, esta foi uma novidade para mim”, revela.
            O secretário municipal da Agricultura e Abastecimento, Maurício Buchhorn, visitou as alunas durante o curso e elogiou o entusiasmo do grupo pelo aprendizado: “Desejo que tenham um excelente curso”, afirmou.

Professores dos anos iniciais trabalham a arte educação
(Foto: Gabriela Brito)
           
            Cerca de cem professores dos anos iniciais da rede municipal de ensino participaram de mais um encontro de formação do “Ciclo de Estudos dos Anos Iniciais”. Na quarta-feira (16), foi trabalhado o tema “Mas afinal, o que é Educação Artística? O que é Arte Educação?” com a arte educadora e graduanda em Filosofia Carla Campos Lopes. Durante o encontro ela mostrou como as aulas de educação artística podem ser repensadas para que a arte possa ser introduzida no conteúdo dos anos inciais e trabalhar os quatro segmentos das artes visuais: a música, o teatro, a dança e as artes plásticas. “Traçar uma linha do tempo e trabalhar a expressão artística desde a pré-história até os tempos atuais é uma possibilidade. Precisamos educar nosso aluno para a arte, para olhar, para os sentidos”, afirma. Na capacitação, Carla sugeriu como trabalhar com os alunos a música, a escultura, entre outros desdobramentos: “A educação artística não pode ser reduzida ao ensino ao ensino da técnica”, comenta.
            Voltados a professores que atuam nas escolas municipais e trabalham com os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste ciclo de estudos é o estudo de temas relacionados às diferentes áreas do conhecimento, proporcionando um ensino de melhor qualidade. Os encontros que iniciaram em abril e se estendem até julho, ocorrem quinzenalmente abordando vários temas relacionados ao ensino e a aprendizagem de crianças que frequentam a primeira etapa do ensino fundamental. O próximo encontro ocorre no dia 30 e trabalhará o tema “Ciências da Natureza e o novo Paradigma da Educação”, que será apresentado pelo professor Vitor Hugo Acunha.








Nenhum comentário:

Postar um comentário