Páginas

segunda-feira, 4 de junho de 2012



Camaquã
Trânsito mais seguro(31/05/2012 - 13:38)
 

(Foto: Selomar Bede)

A rotatória instalada no entroncamento das Ruas Capitão Adolfo Castro, Zeca Netto e Major Lúcio Meirelles foi projetada pelo setor de engenharia da Prefeitura Municipal no ano de 2010, em conjunto com o projeto já implantado na esquina da Rua Capitão Adolfo Castro, com Rua Garibaldi e Luiza Maraninche. Porém, na época não foi possível a implantação total do projeto, o que veio ocorrer somente agora. A implantação ainda está em fase de testes e ajustes. A iluminação foi reforçada no local para maior visibilidade no período noturno, bem como serão instalados novos dispositivos refletivos de sinalização. Posteriormente, serão implantadas faixas de pedestre para garantir maior segurança aos pedestres que por ali se deslocam diariamente e aos finais de semana em dias de missa, com aumento significativo do fluxo de veículos e pedestres.
O trânsito no local possui fluxo intenso e até então era bastante conturbado, uma vez que o canteiro ali existente induzia os motoristas aos mais diversos tipos de manobra. Assim, como forma de garantir maior segurança aos motoristas e possibilitar as manobras de retorno para o acesso as Ruas Olavo de Moraes, Luiza Maraninche e adjacentes, foi finalizado o projeto que visa possibilitar a alternativa das manobras de retorno com maior segurança, bem como redução da velocidade empreendida pelos condutores.
Além disso, como forma de facilitar o acesso a Rua Carlos Kruger foi criado um corredor exclusivo de acesso aos motoristas que nela pretendem ingressar. E, das alternativas de acesso anteriores nas proximidades, a única supressão ocorreu na Rua Carlos Kruger, cujos motoristas que se deslocam por ela no sentido bairro/centro não tem mais a opção de conversão a esquerda em direção ao Portão Boa Viagem, sendo a conversão à direita obrigatória. No entanto, a manobra de retorno e conversão à esquerda é possível ser efetuada na rotatória, com total segurança aos usuários.
Também, a sinalização de regulamentação tende a ser alterada em alguns pontos, como exemplo citamos o entroncamento da Rua Zeca Netto com o fluxo de veículos que chega na rotatória pela Capitão Adolfo Castro sentido centro/bairro, que recebeu a sinalização de pare em ambos os sentidos como forma de evitar acidentes e até que ocorra a adaptação dos usuários, considerando o costume dos motoristas que se deslocam pela Rua Zeca Netto em somente parar no entroncamento com a Rua Capitão Adolfo Castro, que agora tem de obrigatoriamente parar cerca de 40 metros antes, no entroncamento com a Rua Major Lúcio Meirelles.
Por fim, novas adaptações poderão ocorrer nas proximidades, como forma de facilitar o acesso dos usuários dos bairros Vila Nova e Dona Tereza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário