Páginas

terça-feira, 19 de junho de 2012

O governador Tarso Genro participou na manhã desta terça-feira (19), no Rio de Janeiro, da Cúpula Mundial dos Estados e Regiões, que integra a Conferência Rio+20, no Pavilhão do Estado do Rio de Janeiro, Parque dos Atletas. O encontro dos governantes de Estados e províncias de todo o mundo debateu temas como economia verde e desenvolvimento sustentável.

"A Rio+20 é um acontecimento político de extrema importância, mas temos que conceber que é um evento limitado. Estes grandes eventos multilaterais revelam o estágio que se encontram determinados problemas", afirmou o governador. Para Tarso, a questão da sustentabilidade sofre um bloqueio dos países altamente desenvolvidos porque a forma como se desenvolve o processo de produção capitalista não está em harmonia com a natureza. "Então, é a partir dos governos locais e regionais e da consciência dos partidos políticos que chegam ao poder, que a situação pode mudar", ressaltou Tarso.

Ao final da Cúpula Mundial dos Estados e Regiões, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, anfitrião do evento, acompanhado dos demais governantes, entregou à representante da Organização das Nações Unidas (ONU), Cristine Figueiras, a declaração das propostas da cúpula mundial para discussão na Rio+20.

O documento estabelece metas específicas e iniciativas que englobem as dimensões econômicas, sociais e ambientais de desenvolvimento sustentável. Nos próximos anos, os Estados terão que intensificar a aplicação de projetos para a redução de gases de efeito estufa nos transportes e em prédios públicos, por exemplo.

O governador Tarso Genro permanece no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (20) para participar da abertura do Segmento de Alto Nível da Rio+20, que reunirá centenas de chefes de nações.
Texto: Guilherme Gomes
Foto: Caco Argemi
Edição: Redação Secom (51)3210-4305


Nenhum comentário:

Postar um comentário