Páginas

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Gil comemora 15 anos de Expresso 2222 e mais de 60 de carnaval

 

Camarote comandando por ele é um dos mais concorridos na folia baiana.
Psy, rapper sul - coreano é um dos convidados neste carnaval.

Lílian Marques Do G1 BA
psy e gilberto gil (Foto: Ronaldo Silva / G1)Gilberto Gil recebe Psy no Expresso 2222 antes do sul-coreano subir ao trio de Claudia Leitte (Foto: Ronaldo Silva / G1)
O cantor Gilberto Gil comemora os 15 anos do camarote Expresso 2222, organizado por ele e sua mulher, Flora Gil, no carnaval 2013 e mais de 65 de carnaval. O músico baiano falou ao G1 sobre a importância do carnaval na vida dele. "Tenho mais de 60 anos de carnaval [Gil completou 70 anos em 2012], venho desde os três anos. Foram raras as vezes que não passei em Salvador, contando os três anos de exílio, houve mais umas três. É uma gratificação poder contribuir dessa dimensão do encontro, afirmação da dimensão de alegria, afetividade, da festa. Uma festa onde há a participação do povo, da cultura baiana. A gente fica grato à vida por participar dessas coisas".
Na sexta-feira (8), o Expresso 2222, camarote comandado por ele foi aberto para receber os convidados. Entre eles, o rapper sul-coreano Psy, dono do hit "Gangnam Style", que teve recorde de acessos no clipe na internet.
Quando Psy chegou ao camarote, foi recebeido pelo anfitrião Gil e levado a um espaço reservado. Pouco antes, o músico baiano comentou sobre o trabalho do rapper coreano e de uma possível parceria.

"Eu vi uma vez [o clipe de Psy]. Musicalmente falando, a canção é muito potente, é muito forte. Passei a conhecer agora. Ele é um cantor uma coisa multimídia, com clipes, coreografias, figurinos. Ele é desse campo, eu não sou. Meu show é mais voz e violão, tem uns 15 anos que não faço um clipe, o que gosto de usar para atingir meu público é outra coisa", disse.
baiana system; guitarra baiana (Foto: Felipe Cartaxo/Divulgação)Guitarra baiana é o tema do carnaval 2013
(Foto: Felipe Cartaxo/Divulgação)
Sobre a organização do camarote, Gil disse que participa mais nas proximidades da festa e que os principais detalhes ficam aos cuidados da mulher dele, Flora, e da filha Marília. "Nesses últimos anos a minha ocupação maior é tirar fotos com as pessoas. As máquinas digitais puseram todos os indivíduos fotógrafos", disse Gil.
Gilberto Gil comentou também sobre a escolha da guitarra baiana, instrumento que deu origem ao carnaval na Bahia, como tema da folia momesca em Salvador neste ano. "Achei muito justa [a homenagem à guitarra baiana]. São tantas as coisas homenageadas na Bahia ... [A guitarra baiana] é um instrumento que tem uma importância enorme na evolução, transformação do carnaval. É especial, inventado na Bahia, tem seguidores importantes até hoje", concluiu.
Preta Gil faz participação especial no show do pai na Praia de Copacabana (Foto: Alexandre Durão/ G1)Uma das filhas de Gil, Preta Gil, comanda a varanda elétrica durante o carnaval de Salvador (Foto: Alexandre Durão/ G1)
Varanda Elétrica
O camarote Expresso 222 tem um espaço reservado para uma programação musical independente das atrações do circuito Barra-Ondina. Neste sábado (9) , quem canta no local até a madrugada é Preta Gil, filha do anfitrião do camarote. Da Varanda Elétrica, o artista anima o público do camarote e os foliões que ficam na "pipoca" [saem sem bloco nas ruas].
No domingo (10), a cantora baiana Márcia Castro é a atração do espaço. Na segunda e terça, o grupo Afrobailão, com Nara Gil e Pedro Moraes animam os foliões do camarote e da pipoca em frente ao Expresso 2222.
Para ler mais notícias do G1 BA, clique em g1.globo.com/ba. Siga também o G1 BA no Twitter e por RSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário