Páginas

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Origem da carne de cavalo usada em marca de congelados era romena


 

Agencia EFE
Paris, 9 fev (EFE).- A carne de cavalo detectada em alimentos prontos congelados da marca Findus que indicava que se tratava de carne bovina procede da Romênia, que era onde se abastecia o grupo francês Spanghero, fornecedor indireto do gigante dos congelados.
A emissora de rádio 'France Info' informou neste sábado que Spanghero, uma cooperativa radicada em Castelnaudary, no sul da França, reconheceu trabalhar com um matadouro da Romênia onde se sacrificam bovinos e cavalos.
O grupo Spanghero foi identificado como a origem do engano sobre o tipo de carne de três congelados da Findus pela Comigel, uma empresa de carnes também francesa com sede em Metz, que o grupo de congelados havia apontado quando o escândalo se tornou público no Reino Unido.
Os serviços antifraude franceses anunciaram ontem a abertura de uma investigação e o ministro da Agricultura, Stéphane Le Foll, considerou que 'é inaceitável' o 'engano' sobre a composição dos pratos da Findus e afirmou que serão aplicadas 'as punições necessárias'.
Seguindo a linha do que havia feito no Reino Unido horas antes, a Findus divulgou ontem à tarde que estava suspendendo na França a venda de três de seus pratos preparados, pela presença de carne de cavalo em lugar do bovino indicado nos rótulos, e que estava retirando os lotes que havia distribuído às lojas. EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário