Páginas

sábado, 9 de março de 2013

Sede da Federação Egípcia de Futebol é incendiada por torcedores


Clube de polícia também foi alvo de torcida do Al-Ahly no Cairo.
Ataque ocorreu após pena de morte para envolvidos em tragédia de 2012.

Da AFP

Sede da Federação Egípcia de Futebol é tomada por fumaça densa e chamas após torcedores atearem fogo em protesto a sentença de pena de morte (Foto: Amr Nabil/AP)Sede da Federação Egípcia de Futebol é tomada por fumaça densa após manifestantes atearem fogo no local em protesto a anúncio de pena de morte para 21 torcedores envolvidos em tragédia (Foto: Amr Nabil/AP)
A sede da Federação Egípcia de Futebol e parte de um clube da polícia foram incendiados por torcedores do clube Al-Ahly neste sábado (9) no Cairo, pouco após a confirmação da sentença de morte para os 21 acusados de uma tragédia ocorrida em 1º de fevereiro do ano passado. Outras cinco pessoas foram condenadas à prisão perpétua por envolvimento no caso.
Na época, ao fim de uma partida no estádio de Port Said, um tumulto levou mais de 70 pessoas à morte.
Na manhã deste sábado, os bombeiros tentaram apagar as chamas que se propagavam pelo edifício da federação, localizado no mesmo bairro que o clube da polícia.
Em janeiro, a Justiça egípcia já havia anunciado a sentença dos torcedores, o que gerou uma onda de protestos e outros óbitos – cerca de 40 pessoas morreram em confrontos com as forças de segurança do país.
mapa briga egito (Foto: Arte G1)
Entenda o caso
A tragédia aconteceu durante um jogo entre os times Al-Masry e Al-Ahli. Quase no fim da partida, quando o Al Masry, mandante do jogo, vencia por 3 x 1, torcedores do Al-Ahli abriram cartazes com ofensas, e um deles entrou no campo com uma barra de ferro.
A torcida do Al-Masry reagiu invadindo o gramado e agredindo os atletas do Al-Ahli, e depois voltaram às arquibancadas para bater em torcedores rivais. Segundo testemunhas, a maioria das mortes foi de pessoas pisoteadas pela multidão ou que caíram das arquibancadas
Fogo e fumaça densa são vistos na Federação Egípcia de Futebol em protesto por decisão judicial (Foto: Maya Alleruzzo/AP)Fogo e fumaça densa são vistos na Federação Egípcia de Futebol em protesto por decisão judicial (Foto: Maya Alleruzzo/AP)
Torcedores do clube Al-Ahly fogem da fumaça e das chamas em clube da polícia no Cairo neste sábado (Foto: AFP)Torcedores do Al-Ahly fogem da fumaça e das chamas em clube da polícia no Cairo neste sábado (Foto: AFP)
Helicóptero da polícia sobrevoa clube e federação incendiados por torcedores (Foto: Maya Alleruzzo/AP)Helicóptero da polícia sobrevoa clube e federação incendiados por torcedores (Foto: Maya Alleruzzo/AP)
Incêndio em clube da polícia levanta fumaça preta (Foto: Ahmed Gomaa/AP)Incêndio em clube da polícia levanta fumaça densa no Cairo neste sábado (Foto: Ahmed Gomaa/AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário