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domingo, 7 de julho de 2013

Técnicos analisam caixa-preta de avião que sofreu acidente nos EUA

 

Gravações do cockpit da aeronave e do voo foram enviadas a Washington.
Dois feridos perderam movimentos dos membros; número pode crescer.

Do G1, em São Paulo
 
Destroços do avião acidentado no aeroporto de San Francisco (Foto: AP)Destroços do avião acidentado no Aeroporto de San Francisco (Foto: AP)
 Uma equipe do Comitê Nacional pela Segurança no Transporte dos EUA (NTSB) recuperou neste domingo (7) a caixa-preta do avião que caiu no Aeroporto de San Francisco, dizem emissoras de TV americanas. As gravações do cockpit da aeronave e informações do voo foram remetidas a Washington para análise por técnicos, relatou a rede de TV "CNN".
Novas pistas da razão do acidente devem ser reveladas nas próximas horas, afirmou o diretor do NTSB, Peter Goelz, à "CNN". "Deve ser um processo rápido. Se o avião estava voando muito baixo ou muito rápido, mas no ângulo errado... Até o fim do dia o Comitê Nacional pela Segurança no Transporte vai ser uma boa ideia do que ocorreu", disse.
Para investigadores no local do acidente, é importante ouvir os pilotos "o mais rápido possível", disse a emissora. Uma investigação internacional, no entanto, é mais complicada, ponderou Goelz.
Mapa (Foto: Arte/G1)
Paralisados
Pelo menos dois feridos no acidente perderam os movimentos dos membros, mas o número deve ser maior, disse a chefe de cirurgia do Hospital Geral de San Francisco, Margaret Knudson, à "CNN". Entre os ferimentos encontrados há traumatismos cranianos, fraturas na coluna e danos no abdômen.
Muitos pacientes tiveram danos na pele semelhantes ao de pessoas jogadas ao asfalto em alta velocidade, disse a chefe de cirurgia. O avião, um Boeing 777, perdeu parte da cauda e teve a fuselagem superior, acima de onde ficam os passageiros, incendiada e destruída.
Instrumento desligado
Um instrumento do Aeroporto de San Francisco usado para ajudar pilotos na hora de pousar estava desativado na hora do acidente, afirmou a Federação Nacional de Aviação (FAA), entidade que fiscaliza o setor nos EUA.
Chamado de Instrumento de Sistema de Pouso (ILS, na sigla em inglês), o mecanismo está sendo analisado pelas equipes que investigam as causas do acidente. A ideia é saber se a desativação contribuiu ou não com a queda da aeronave, ressalta a agência de notícias Associated Press.
O ILS ativa um sinal sonoro ao cockpit do avião e emite alarmes no caso de problema com a altura do voo, disse o consultor Mark Weiss à "CNN".
Weiss é piloto aposentado do mesmo modelo de avião que caiu em San Francisco, o Boeing 777. "Você escuta uma voz mecânica dizendo 'muito baixo, muito baixo'. É bom que funcione, mas não tem papel fundamental no 777", afirmou.
"Há vários sistemas que auxiliam os pilotos" no voo e no pouso, disse Deborah Hersman, diretora do Comitê Nacional Pela Segurança no Transporte, em entrevista à "CNN".
Duas mortes
As pessoas mortas no acidente com o avião da empresa Asiana Airlines são duas estudantes chinesas de 16 anos e foram identificadas, informou a agência de notícias Associated Press. Ye Mengyuan e Wang Linjia estudavam em uma escola no leste da China. Dos 291 passageiros do avião, 141 eram chineses.
A companhia sul-coreana não acredita que o acidente foi causado por falha mecânica. No entanto, a empresa recusou-se a dizer que a culpa do acidente foi por um erro do piloto - a Asiana afirmou que os três capitães da aeronave foram treinados em conformidade com os regulamentos coreanos e tinham mais de 10 mil horas de vôo de experiência.
"Por enquanto, nós reconhecemos que não houve problemas causados ​​pelo avião ou pelos motores",  disse Yoon Young-doo, presidente e CEO da companhia aérea, em uma entrevista coletiva de imprensa neste domingo, na sede da empresa, informou a agência de notícias Reuters.

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